Quantos dos que decidem abrir uma loja virtual realmente se perguntam " Como criar um site de comércio eletrônico ? Que aspectos são essenciais para não subestimar? "
Muitas vezes acontece de encontrar pessoas que desejam se lançar com projetos de comércio eletrônico pensando que têm o negócio perfeito em mente.
Na maioria dos casos, esse otimismo se deve a uma segurança excessiva na qualidade do produto e ao fato de pensar erroneamente que construir um comércio eletrônico é fácil e requer um investimento mínimo.
Como não é necessário ter um espaço físico para gerenciar e que você pode simplesmente recorrer a potenciais consumidores em todo o mundo, presume-se que seu produto não terá problemas em obter a visibilidade que merece e que o sucesso será garantido.
Como criar um site de comércio eletrônico: 5 dicas fundamentais para levar em consideração
É verdade que um negócio de comércio eletrônico não requer investimentos estruturais caros, mas há muitas complexidades que não devem ser subestimadas.
1. Definir uma política de preços competitivos e um plano de promoção funcional
Encontrar o preço certo em uma loja física é senso comum. Se sua loja estiver localizada em uma área de alto tráfego do centro histórico e você não tiver alta concorrência, sabe que pode segmentar um público bem definido que pode detectar facilmente a qualidade do seu inventário e, portanto, pode definir a faixa de preço correta e aplicar recargas sustentáveis.
Na web, porém, se seu público potencial é ilimitado, o mesmo acontece com a concorrência potencial. A comparação de preços é muito mais simples e, se o seu produto realmente não apresentar exclusividade , é importante avaliar cuidadosamente a política que você pretende aplicar.
As iniciativas promocionais devem ser planejadas com bastante antecedência, identificando as ferramentas para comunicá-las efetivamente.
Os descontos associados a eventos especiais, Black Friday, Cyber Monday, vendas sazonais devem atingir a meta de maneira direta e oportuna e, em geral, a competitividade é um elemento para gerenciar.
De importância fundamental é a logística . Freqüentemente, o custo e a velocidade das remessas são parte integrante da estratégia de preços e é necessário um benchmarking adequado com os concorrentes.
E para concluir, se em uma loja física existe a capacidade da vendedora que desempenha um papel importante na conclusão da venda, em um comércio eletrônico é importante garantir um atendimento pontual ao cliente adotando ferramentas como "chat ao vivo", atendimento ao cliente no redes sociais e garantir velocidade de resposta através de todos os canais de comunicação disponíveis (telefone, email, whatsapp).
2. Escolha as plataformas certas e cuide dos detalhes, é vital criar um site de comércio eletrônico bem-sucedido
Muitas vezes, pensa-se que para configurar um comércio eletrônico apenas um site bem configurado é suficiente.
Criar um site de comércio eletrônico é realmente o menor dos problemas. Você pode escolher PrestaShop, Drupal Commerce, WooCommerce para WordPress ou qualquer outro CMS e pronto.
O QUE FAZ A DIFERENÇA É CONFIGURAR UMA ESTRATÉGIA PARA DEFINIR UMA OU MAIS PLATAFORMAS A SEREM USADAS.
Se você apontar as redes sociais como a principal fonte de tráfego e possíveis clientes, pode fazer sentido se concentrar no Shopify .
Se você vende produtos de consumo onde acha que pode usar a alavanca de preço, talvez em vários países, a Amazon pode ser a escolha mais correta, pois o mecanismo recompensa muito o preço e é uma plataforma integrada na qual você pode comprar tráfego. de excelente qualidade.
Se, em vez disso, propusermos produtos artesanais cujo preço é mais difícil de determinar, o Amazon Home Made poderá ser combinado com o Etsy .
Se estivermos falando de uma boutique que oferece marcas conhecidas, pode valer a pena considerar FarFetch ou Yoox . Se você está pensando em montar um mercado, o Mirakl é uma excelente plataforma em ascensão.
Por fim, se nosso modelo de negócios é baseado em assinatura, é bom estudar as oportunidades oferecidas pela Subbly ou pela Cratejoy .
Em outras palavras, a plataforma é funcional para a estratégia que você pretende adotar, os canais de marketing e o tipo de produtos que você deseja colocar no mercado.
Mas há sempre um ponto comum que se aplica, independentemente da plataforma a ser adotada: você precisa ter cartões ricos em conteúdo , aprimorados por revisões que tranquilizam os clientes (o TrustPilot é um ótimo exemplo) e acompanhadas de fotos de alta qualidade que ilustram perfeitamente os detalhes visuais do produto.
3. Você não pode criar um site de comércio eletrônico sem configurar métricas
Este é de longe o ponto mais importante. Um modelo de negócios de comércio eletrônico é necessariamente baseado em métricas que precisam ser validadas.
Você pode fazer suposições, realizar pesquisas de mercado, mas nada pode oferecer a menor certeza de que o modelo permanece, se você não realizar testes para verificar as métricas .
O conselho é começar com uma página de destino simples e realizar testes A / B para entender como o usuário reage ao seu produto. Pode até valer a pena fazer brindes em troca de opiniões, críticas e reações.
É essencial entender quanto custa um usuário que olha para o seu produto, avaliar quantos desses usuários executam uma ação (como, por exemplo, inserir o produto no carrinho de compras), quanto custa lembrar os usuários que manifestaram interesse e, acima de tudo , você precisa avaliar o preço de uma venda para cada canal.
É necessário entender por que um usuário não compra estudando quem prossegue com a compra e definir seu público de referência. É necessário entender o que leva um usuário a comprar repetidamente e quais promoções funcionam, avaliando seu impacto no ROI .
Todas as transações devem ser convertidas em números significativos, taxas de conversão e resultados econômicos a serem verificados assiduamente. Essa é a verdadeira essência do comércio eletrônico.
4. Concentre-se na lealdade
Como você sabe, especialmente no comércio eletrônico, reter um cliente é 10 vezes mais difícil do que obter um novo cliente, mas ter clientes repetidos é essencial.
Pelo menos 70% dos negócios de comércio eletrônico ao consumidor são compostos por 30% dos clientes regulares. Conclui-se que é essencial estabelecer um diálogo com os usuários, garantindo a pontualidade do atendimento ao cliente, enviando com rapidez e precisão e focando na marca da sua loja.
A conquista de um novo cliente só é importante se ele voltar a comprar e a marginalidade do custo com o qual ele adquiriu melhorar apenas se houver lealdade .
Daqui resulta que o uso de cupons e cupons de desconto distribuídos em sites especializados pode ser interessante apenas se for uma atividade destinada a reter novos clientes.
Não perca o controle de clientes "inativos" e experimente soluções para despertá-los, porque eles já viveram a experiência de compra em sua loja e, se incentivados, poderiam retornar.
Configure ações de remarketing direcionadas ao lançar novos produtos ou novas coleções. Se um usuário comprou um par de óculos ou botas com um certo estilo, ele pode ser atraído por um novo produto, ideal para satisfazer suas necessidades intangíveis.
Mime e atualize seus clientes com conteúdo valioso, faça com que se sintam parte de uma comunidade e experimente-os com promoções personalizadas!
5. Não subestime a reputação da sua loja virtual
Pode ser sua reputação como comerciante na Amazon ou Ebay ou a marca da sua loja com a qual seus clientes o conhecem.
Além de cuidar da qualidade do seu inventário, ter uma estratégia de preços alinhada ao seu mercado-alvo e comprar tráfego seguindo métricas bem pensadas que também levam em consideração a lealdade de seus clientes, também é crucial manter sua reputação alta.
POR ESSE MOTIVO, É IMPORTANTE GARANTIR QUE SEUS CLIENTES TAMBÉM SEJAM SEUS PRIMEIROS DEPOIMENTOS.
É importante mostrar a experiência do produto e fornecer conselhos e conteúdo úteis. Seu cliente não deve encontrar obstáculos em seu processo de compra e, por esse motivo, é importante orientá-lo e apoiá-lo com um atendimento ao cliente até o par.
A experiência do cliente é composta de detalhes como a capacidade de enviar produtos prontamente, responder prontamente a qualquer reclamação, cuidar da embalagem e apresentação do produto e, acima de tudo, fomentar o diálogo com seus clientes ativos e potenciais.
Sob esse ponto de vista, é fundamental usar as redes sociais para se comunicar de maneira eficaz e conversacional. A publicação de ofertas no Facebook, Instagram ou Twitter não é tão importante quanto atender às necessidades de seus clientes , entender suas necessidades e o que eles esperam, mostrando material multimídia de qualidade que visa comunicar os benefícios do produto que você vende diminuiu nos cenários em que o o cliente se encontra
Não hesite em fazer perguntas, porque, ao responder a um usuário, você também satisfará todos os outros que se perguntaram a mesma coisa. Use um "tom de voz" apropriado ao seu grupo-alvo e peça aos usuários que publiquem conteúdo que os retrate junto com o seu produto.
Monitore cuidadosamente a reputação da sua marca e o resultado de suas ações e você descobrirá que o que os clientes pensam de você é funcional para aumentar as vendas, melhorar o ROI e reter seus clientes.
Bem, agora você sabe como criar um site de comércio eletrônico. Você ainda tem ideias pouco claras sobre o que vender em sua loja virtual? Clique aqui e confira essas 6 ideias incríveis de produtos para vender on-line .
Muitas vezes acontece de encontrar pessoas que desejam se lançar com projetos de comércio eletrônico pensando que têm o negócio perfeito em mente.
Na maioria dos casos, esse otimismo se deve a uma segurança excessiva na qualidade do produto e ao fato de pensar erroneamente que construir um comércio eletrônico é fácil e requer um investimento mínimo.
Como não é necessário ter um espaço físico para gerenciar e que você pode simplesmente recorrer a potenciais consumidores em todo o mundo, presume-se que seu produto não terá problemas em obter a visibilidade que merece e que o sucesso será garantido.
Como criar um site de comércio eletrônico: 5 dicas fundamentais para levar em consideração
É verdade que um negócio de comércio eletrônico não requer investimentos estruturais caros, mas há muitas complexidades que não devem ser subestimadas.
1. Definir uma política de preços competitivos e um plano de promoção funcional
Encontrar o preço certo em uma loja física é senso comum. Se sua loja estiver localizada em uma área de alto tráfego do centro histórico e você não tiver alta concorrência, sabe que pode segmentar um público bem definido que pode detectar facilmente a qualidade do seu inventário e, portanto, pode definir a faixa de preço correta e aplicar recargas sustentáveis.
Na web, porém, se seu público potencial é ilimitado, o mesmo acontece com a concorrência potencial. A comparação de preços é muito mais simples e, se o seu produto realmente não apresentar exclusividade , é importante avaliar cuidadosamente a política que você pretende aplicar.
As iniciativas promocionais devem ser planejadas com bastante antecedência, identificando as ferramentas para comunicá-las efetivamente.
Os descontos associados a eventos especiais, Black Friday, Cyber Monday, vendas sazonais devem atingir a meta de maneira direta e oportuna e, em geral, a competitividade é um elemento para gerenciar.
De importância fundamental é a logística . Freqüentemente, o custo e a velocidade das remessas são parte integrante da estratégia de preços e é necessário um benchmarking adequado com os concorrentes.
E para concluir, se em uma loja física existe a capacidade da vendedora que desempenha um papel importante na conclusão da venda, em um comércio eletrônico é importante garantir um atendimento pontual ao cliente adotando ferramentas como "chat ao vivo", atendimento ao cliente no redes sociais e garantir velocidade de resposta através de todos os canais de comunicação disponíveis (telefone, email, whatsapp).
2. Escolha as plataformas certas e cuide dos detalhes, é vital criar um site de comércio eletrônico bem-sucedido
Muitas vezes, pensa-se que para configurar um comércio eletrônico apenas um site bem configurado é suficiente.
Criar um site de comércio eletrônico é realmente o menor dos problemas. Você pode escolher PrestaShop, Drupal Commerce, WooCommerce para WordPress ou qualquer outro CMS e pronto.
O QUE FAZ A DIFERENÇA É CONFIGURAR UMA ESTRATÉGIA PARA DEFINIR UMA OU MAIS PLATAFORMAS A SEREM USADAS.
Se você apontar as redes sociais como a principal fonte de tráfego e possíveis clientes, pode fazer sentido se concentrar no Shopify .
Se você vende produtos de consumo onde acha que pode usar a alavanca de preço, talvez em vários países, a Amazon pode ser a escolha mais correta, pois o mecanismo recompensa muito o preço e é uma plataforma integrada na qual você pode comprar tráfego. de excelente qualidade.
Se, em vez disso, propusermos produtos artesanais cujo preço é mais difícil de determinar, o Amazon Home Made poderá ser combinado com o Etsy .
Se estivermos falando de uma boutique que oferece marcas conhecidas, pode valer a pena considerar FarFetch ou Yoox . Se você está pensando em montar um mercado, o Mirakl é uma excelente plataforma em ascensão.
Por fim, se nosso modelo de negócios é baseado em assinatura, é bom estudar as oportunidades oferecidas pela Subbly ou pela Cratejoy .
Em outras palavras, a plataforma é funcional para a estratégia que você pretende adotar, os canais de marketing e o tipo de produtos que você deseja colocar no mercado.
Mas há sempre um ponto comum que se aplica, independentemente da plataforma a ser adotada: você precisa ter cartões ricos em conteúdo , aprimorados por revisões que tranquilizam os clientes (o TrustPilot é um ótimo exemplo) e acompanhadas de fotos de alta qualidade que ilustram perfeitamente os detalhes visuais do produto.
3. Você não pode criar um site de comércio eletrônico sem configurar métricas
Este é de longe o ponto mais importante. Um modelo de negócios de comércio eletrônico é necessariamente baseado em métricas que precisam ser validadas.
Você pode fazer suposições, realizar pesquisas de mercado, mas nada pode oferecer a menor certeza de que o modelo permanece, se você não realizar testes para verificar as métricas .
O conselho é começar com uma página de destino simples e realizar testes A / B para entender como o usuário reage ao seu produto. Pode até valer a pena fazer brindes em troca de opiniões, críticas e reações.
É essencial entender quanto custa um usuário que olha para o seu produto, avaliar quantos desses usuários executam uma ação (como, por exemplo, inserir o produto no carrinho de compras), quanto custa lembrar os usuários que manifestaram interesse e, acima de tudo , você precisa avaliar o preço de uma venda para cada canal.
É necessário entender por que um usuário não compra estudando quem prossegue com a compra e definir seu público de referência. É necessário entender o que leva um usuário a comprar repetidamente e quais promoções funcionam, avaliando seu impacto no ROI .
Todas as transações devem ser convertidas em números significativos, taxas de conversão e resultados econômicos a serem verificados assiduamente. Essa é a verdadeira essência do comércio eletrônico.
4. Concentre-se na lealdade
Como você sabe, especialmente no comércio eletrônico, reter um cliente é 10 vezes mais difícil do que obter um novo cliente, mas ter clientes repetidos é essencial.
Pelo menos 70% dos negócios de comércio eletrônico ao consumidor são compostos por 30% dos clientes regulares. Conclui-se que é essencial estabelecer um diálogo com os usuários, garantindo a pontualidade do atendimento ao cliente, enviando com rapidez e precisão e focando na marca da sua loja.
A conquista de um novo cliente só é importante se ele voltar a comprar e a marginalidade do custo com o qual ele adquiriu melhorar apenas se houver lealdade .
Daqui resulta que o uso de cupons e cupons de desconto distribuídos em sites especializados pode ser interessante apenas se for uma atividade destinada a reter novos clientes.
Não perca o controle de clientes "inativos" e experimente soluções para despertá-los, porque eles já viveram a experiência de compra em sua loja e, se incentivados, poderiam retornar.
Configure ações de remarketing direcionadas ao lançar novos produtos ou novas coleções. Se um usuário comprou um par de óculos ou botas com um certo estilo, ele pode ser atraído por um novo produto, ideal para satisfazer suas necessidades intangíveis.
Mime e atualize seus clientes com conteúdo valioso, faça com que se sintam parte de uma comunidade e experimente-os com promoções personalizadas!
5. Não subestime a reputação da sua loja virtual
Pode ser sua reputação como comerciante na Amazon ou Ebay ou a marca da sua loja com a qual seus clientes o conhecem.
Além de cuidar da qualidade do seu inventário, ter uma estratégia de preços alinhada ao seu mercado-alvo e comprar tráfego seguindo métricas bem pensadas que também levam em consideração a lealdade de seus clientes, também é crucial manter sua reputação alta.
POR ESSE MOTIVO, É IMPORTANTE GARANTIR QUE SEUS CLIENTES TAMBÉM SEJAM SEUS PRIMEIROS DEPOIMENTOS.
A experiência do cliente é composta de detalhes como a capacidade de enviar produtos prontamente, responder prontamente a qualquer reclamação, cuidar da embalagem e apresentação do produto e, acima de tudo, fomentar o diálogo com seus clientes ativos e potenciais.
Sob esse ponto de vista, é fundamental usar as redes sociais para se comunicar de maneira eficaz e conversacional. A publicação de ofertas no Facebook, Instagram ou Twitter não é tão importante quanto atender às necessidades de seus clientes , entender suas necessidades e o que eles esperam, mostrando material multimídia de qualidade que visa comunicar os benefícios do produto que você vende diminuiu nos cenários em que o o cliente se encontra
Não hesite em fazer perguntas, porque, ao responder a um usuário, você também satisfará todos os outros que se perguntaram a mesma coisa. Use um "tom de voz" apropriado ao seu grupo-alvo e peça aos usuários que publiquem conteúdo que os retrate junto com o seu produto.
Monitore cuidadosamente a reputação da sua marca e o resultado de suas ações e você descobrirá que o que os clientes pensam de você é funcional para aumentar as vendas, melhorar o ROI e reter seus clientes.
Bem, agora você sabe como criar um site de comércio eletrônico. Você ainda tem ideias pouco claras sobre o que vender em sua loja virtual? Clique aqui e confira essas 6 ideias incríveis de produtos para vender on-line .
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